terça-feira, 9 de junho de 2009

Monteiro Lobato

Meu Monteiro Lobato.
Quando eu era criança, morava no interior, e lá não tinha televisão.Eu só assistia tv quando eu vinha aqui em Belém. Foi numa dessas viagens que eu conheci a obra do Sítio do Pica Pau Amarelo, fiquei encantada, pois aquilo ali era muito parecido como eu vivia. Naquela época o sítio do pica pau passava todas as manhãs bem cedo, e eu não via a hora de começar o programa.
Conforme o dia ia passando eu ia ficando triste, por que minhas férias acabariam e eu não poderias assistir mais o Sítio na minha casa. Quando eu chegava em minha escola eu contava para meus colegas e isso me trazia uma felicidade tão grande. Era um momento de fazer de conta que estava assistindo o Sítio do Pica Pau Amarelo, pedia para minha mãe escrever para minha tia que perguntasse para minha prima o que estava acontecendo no sítio.
Quando minha mãe falava que vínhamos a Belém eu ficava extremamente alegre contando as horas para que esse dia chegasse, pois assim eu ia fazer a coisa que mais gostava. Num certo dia o meu pai e a minha me chamaram para conversa eu já estava com 12 anos então me falaram que íamos morar em Belém eu dei pulos de alegria, e comecei a gritar oba! Agora sim vou ver todos os dias o Sítio do Pica Pau Amarelo e assim aconteceu nossa mudança para a cidade.
O tempo foi passando eu cada vez mais encantada com as estórias que iam surgindo no programa. Lembro perfeitamente que cada semana se passava uma estória diferente, num desses episódios o programa contava a vida de Monteiro Lobato como ele escrevia suas obras, até hoje eu assisto ao programa na Tv Futura, mas para mim perdeu um pouco o encanto, pois os personagens mudaram e outras coisas mais, a música que toca na abertura do programa continua a mesma e toda vez que escuto é como se eu voltasse ao passado, me dá saudade daquele Sítio do Pica pau amarelo, que era um lugar tão especial onde todos viviam felizes.
.

3 comentários:

  1. Olá Sueli,

    Imagino a ansiedade que passava para saber das historias do programa do Sítio, e isso fazia com que imaginasse muitas coisas e nessa falta do objeto de seu desejo: a televisão e tudo o que ela tinha a contar, você imaginava e contava historias, ou pelo menos, vivia criando situações legais, cheias de aventuras, sorrisos e alegrias. O Monteiro Lobato nessa época foi bem conhecido. Mas, nada melhor do que ler as historias originais, nos livros de Monteiro. Você leu algum?
    Abraços!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  2. Salve !
    Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog cheguei até você e gostei do que vi.
    Não se assuste, já percebi que existem alguns blogs muito parecidos com o meu, ainda bem que estou no ar desde 2006 - tem um que chega a ser discaradamente igual inclusive no corpo de letra (até o layout é igual...falta de criatividade é um problema).Infelizmente, no momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da telinha está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar um pouco mais de cuidado, mas em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em
    http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
    VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO, NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR !
    Se achar a minha proposta coerente, siga-me nessa luta por um mundo melhor. Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois vez por outra o comentário entra com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero queentenda quando não puder visitá-lo.
    Daqui onde estou, os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outras personagens que vivem pela mata.
    Por hoje fico por aqui, já escrevi demais. Espero nos tornarmos bons amigos.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre e que os bons ventos sopre, sempre a seu favor.
    Saudações Florestais !
    Silvana Nunes.'.

    ResponderExcluir
  3. "Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina."
    Cora Coralina

    ESPERANÇA

    "Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
    Vive uma louca chamada Esperança
    E ela pensa que quando todas as sirenes
    Todas as buzinas
    Todos os reco-recos tocarem
    Atira-se
    E
    - ó delicioso vôo!
    Será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
    Outra vez criança ...
    E em torno dela indagará o povo:
    - Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
    E ela lhes dirá
    (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
    Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:

    - O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA ...."

    (Mário Quintana)

    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... está aqui para desejar para você um ano de 2010 de muita LUZ. Que nele você consiga realizar alguns de seus mais importantes propósitos.
    E que DEUS ÑANDE RU continue nos anemçoando COM A SUA ETERNA GRAÇA pelo resto de nossas vidas. Agradeço sua presença em meu blog durante o ano de 2009 com seus comentários sempre muito carinhosos e relevantes. E como já é tradição em nossa cultura trago algimas simpatias para entrar o ano de bem com ele. BOA SORTE.
    QUE SEJAMOS FELIZES.
    FELIZ ANO NOVO ! QUE OS BONS VENTOS SOPREM SEMPRE A SEU FAVOR EM 2010 !
    Saudações Florestais !
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir